Clicky

Perdoar a Si Mesmo

Perdoar a Si Mesmo

 - Uma Decisão Importante
Você está aqui: Deus >> Perdoar a Si Mesmo

Perdoar a Si Mesmo – Um Sistema de Crenças
Perdoar a si mesmo é essencial. Há uma tendência em todos nós de exigir mais de nós mesmos do que de outras pessoas. Talvez você tenha sido capaz de encontrar uma justificativa para perdoar outras pessoas por uma grande ofensa, mas não consegue perdoar a si mesmo por um delito igual ou inferior. Talvez você acredite que perdoar a si mesmo não seja nem uma consideração porque acha que deve manter-se em um estado de constante lembrança, para não se esquecer. Talvez você acredite que haja um preço, alguma forma de penitência perpétua que deva ser paga.

Perdoar a Si Mesmo - O Exemplo Divino
Perdoar a si mesmo não é especificamente mencionado na Bíblia, mas há princípios a respeito do perdão que devem ser aplicados. Por exemplo, quando Deus nos perdoa, a Bíblia afirma que Ele não se lembra mais de nossos pecados (Jeremias 31:34). Isso não significa que o nosso onisciente Deus Pai tenha esquecido, mas sim que, por ter nos perdoado, Ele opta por não mais usar o nosso pecado de uma maneira negativa. Pedro disse: "Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas" (Atos 10:34). Ao aplicar-se a não "acepção de pessoas" para as questões do perdão, Deus não escolhe perdoar uma pessoa e não outra. Ele perdoa todos os que creem em Jesus Cristo. Ao aplicar-se a não "acepção de pessoas" a nós mesmos, é tão importante que perdoemos a nós mesmos quanto a outras pessoas.

Perdoar a si mesmo não se trata de esquecer, mas de não mais recordar esse delito de forma negativa. Perdoar a si mesmo significa simplesmente abrir mão do que você está segurando contra si mesmo para que possa então seguir em frente com Deus. Se Deus seguiu adiante, não deveríamos fazer o mesmo? Filipenses 4:9 diz que devemos pôr em prática as coisas que temos aprendido de Deus e de Sua Palavra. Continuar a meditar nos acontecimentos da nossa transgressão vai de encontro à Filipenses 4:8, o qual nos diz para meditar no que é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável e admirável.

Perdoar a Si Mesmo- Ação Pessoal
Provérbios 16:25 diz: "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." A energia que leva para abrigar a ira, o ódio e ressentimento por si mesmo é exaustiva. Cada gota de energia que damos a atividades negativas e à contemplação de nossos arrependimentos nos rouba da energia de que precisamos para nos tornarmos a pessoa que Deus quer que sejamos.

A vida é cheia de escolhas e cada escolha que fazemos ou nos levará em uma direção positiva e fonte de vida ou nos roubará da oportunidade de ser um indivíduo que dá vida. Perdoar a nós mesmos não tira as consequências do nosso passado, não justifica o que fizemos e nem é um sinal de fraqueza. Perdoar é uma escolha que leva coragem e força, e nos dá a oportunidade de nos tornarmos vencedores ao invés de permanecermos vítimas do nossa próprio desprezo.

Se você não perdoar a si mesmo pelos pecados do passado, isso é uma forma de orgulho. Sempre que criamos um conjunto diferente de regras, um conjunto de padrões mais altos para nós mesmos do que para outras pessoas, isso é orgulho. Quando podemos perdoar aos outros, mas não a nós mesmos, estamos dizendo que somos menos capazes do que outras pessoas de fazer uma má decisão. Somos de certa forma mais intuitivos, mais sábios, mais perspicazes, mais cuidadosos do que outros e, portanto, não há desculpas e não podemos nos perdoar. Quando rejeitamos o perdão estendido a nós por Deus e outros, quando nos recusamos a perdoar a nós mesmos, o que estamos fazendo é nos colocando acima de outras pessoas e isso é orgulho! Provérbios 16:18 diz: "O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda." A falta de perdão por si mesmo trará a auto-destruição, um espírito altivo e uma queda. O perdão cristão trará a paz.

Perdoar a Si Mesmo – Ajudando a outras pessoas e a si mesmo
Perdoar a si mesmo também é importante para aqueles em sua esfera de influência. É um fato bem conhecido que pessoas feridas ferem a outros. Quanto mais você evitar perdoar a si mesmo, quanto mais você permitir-se a abrigar os sentimentos de que você merece sofrer pelo que fez, o mais explosivo você se tornará e, portanto, o mais apto será de continuar ferindo.

A realidade é que você não pode mudar o que aconteceu e nem pode restaurar vidas para onde estavam antes do evento. No entanto, pode fazer a diferença na vida dos outros. Pode dar de volta um pouco do que tirou ao escolher encontrar um lugar diferente para investir o seu tempo e compaixão. Perdoe-se e deixe que a cura comece!

Perdoar a si mesmo mudará o rumo de sua vida. Considere a seguinte oração. Leia-a silenciosamente e então em voz alta. Ou talvez você queira usar suas próprias palavras. Qualquer que seja a sua oração, fale-a em voz alta. Você precisa se ouvir perdoando a si mesmo! Há grande poder na palavra falada!

Querido Pai Celestial, entendo que não ganho nada quando escolho não me perdoar e que há tudo a ganhar ao liberar-me da falta de perdão e iniciar o processo de cura. Quero seguir em frente e fazer uma diferença positiva no futuro. Confesso a responsabilidade estrita demais, a auto-humilhação e os votos que fiz para nunca me perdoar. Porque Jesus morreu pelos meus pecados, escolho perdoar a mim mesmo – para não mais me punir e nem ficar com raiva de mim mesmo. Perdoo a mim mesmo por deixar essa dor me controlar e por magoar outras pessoas por causa dela. Arrependo-me deste comportamento e dessa atitude. Peço pelo Teu perdão e cura. Deus, ajude-me a NUNCA mais reter rancor de mim ou de outras pessoas. Obrigado por me amar e por Tua graça para seguir adiante contigo. Em Nome de Jesus, amém.

Aprenda mais agora!


Gostou dessa informação? Ajude-nos ao compartilhar esse artigo com outras pessoas usando os botões dos sites sociais abaixo. O que é isso?




Siga-nos:




English  
Social Media
Siga-nos:

Compartilhar:


Comunhão

Amizade Verdadeira
Amor Cristão
Companheirismo Cristão
Companheirismo
Perdoando Outras Pessoas
Perdoar a Si Mesmo
Aprendendo a Perdoar
Perdão de Deus
Ame o Teu Próximo
Conteúdo adicional ...

Adoração
Discipulado
Ministério
Evangelismo
 
 
Deus existe cientificamente?
Deus existe filosoficamente?
A Bíblia é a verdade?
Quem é Deus?
Jesus é Deus?
Por que a fé cristã?
Cresça com Deus
Assuntos populares
Desafios da vida
Recuperação
 
Pesquisar
 
Add Perdoar a Si Mesmo to My Google!
Add Perdoar a Si Mesmo to My Yahoo!
XML Feed: Perdoar a Si Mesmo
Deus Página principal | Sobre nós | Perguntas Frequentes | Mapa do Site
Copyright © 2002 - 2021 AllAboutGOD.com, Todos os direitos reservados.